Por: Marcelo Henrique
20/07/2023
07:07

Hoje, 20 de julho, o Brasil celebra o sesquicentenário de nascimento de Alberto Santos-Dumont. Há 150 anos nascia Alberto Santos-Dumont - o Pai da Aviação e patrono da Força Aérea Brasileira (FAB).

Num dos vídeos, o inventor brasileiro aparece em seu 14-Bis no ano de 1906. As imagens estão incluídas em um cinejornal produzido em 1960 e que faz parte do acervo audiovisual do Arquivo Nacional. O outro vídeo é uma reportagem especial do Jornal da Band (TV Bandeirantes).

Alberto Santos-Dumont nasceu no dia 20 de julho de 1873, no Sítio de Cabangu, em Santa Luzia do Rio das Velhas (posteriormente Palmiras e, hoje, município de Santos-Dumont), no estado de Minas Gerais. Em 1897, ele se mudou para Paris, cidade em que realizou suas façanhas aéreas, ali residindo durante 22 anos.

Inicialmente, o “Pai da Aviação” se destacou como construtor e piloto de aeróstatos (dirigíveis e balões). Entre 1898 e 1905, projetou e realizou diversos voos de dirigíveis, ganhando notoriedade ao redor do mundo. Mas foi em 1906 que ele se consagrou: em 13 de setembro, levantou voo pela primeira vez com seu 14-Bis; no dia 23 de outubro, realizou o primeiro voo homologado de um aparelho mais pesado que o ar; e, em 12 de novembro, repetiu o feito diante de uma multidão em Paris, e com grande cobertura da imprensa. Por essa façanha, Santos-Dumont recebeu o prêmio do Aeroclube da França.

Nos anos seguintes, ele desenvolveu e voou no avião Demoiselle, recebeu condecorações, atuou em conferências relacionadas à Aviação e foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 1931 - Cadeira 38, sucedendo o romancista Graça Aranha,  mas não chegou a tomar posse, pois, aos 59 anos de idade, se suicidou em 23 de julho de 1932, no Guarujá, litoral Sul de São Paulo.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78